Avaliação
Normalmente a definição do preço, a exemplo de qualquer negócio, vale o que o comprador está disposto a pagar, que é influenciado por sua vez, pelas suas necessidades e perspectivas pessoais. O valor é impactado tanto pelo fator risco como pela capacidade do negócio de gerar rentabilidade estável que atenda os parâmetros do comprador de retorno do investimento.
Métodos de Avaliação:
Os modelos de avaliação normalmente escolhidos pelos investidores para serem utilizados nos processos de aquisição de grandes empresas são aqueles que aplicam técnicas baseadas no desconto de fluxo futuro de benefícios. A premissa básica é que a empresa tem valor quando possui capacidade de geração de riqueza ao longo do horizonte estabelecido no processo de avaliação. Como se tratam de fluxos futuros de caixa, deve-se buscar superar, na medida do possível, as dificuldades relacionadas às projeções, através da utilização técnicas adequadas.
Os modelos de avaliação são essencialmente quantitativos, entretanto o processo de avaliação contempla muitos aspectos subjetivos embasados em premissas da modelagem. Nenhum método, contudo, fornece um valor preciso e único e sim uma estimativa ou faixa de valores. O valor de uma empresa depende de diversos fatores que ela não pode controlar ou influenciar, sendo que os principais são: quem está avaliando (se sob a ótica do comprador, vendedor ou de um analista "neutro"), suas preferências, valores, interesses, objetivos pessoais, o contexto em que avaliação está sendo feita (momento histórico, econômico, político, social, pessoal etc.).
As metodologias mais utilizadas para avaliar uma empresa são:
- Método Contábil/Patrimonial;
- Método do Fluxo de Caixa Descontado;
- Múltiplos de faturamento e Outros.